NOVENA São Peregrino



 Apresentação
Diante de um dos mais dolorosos e misteriosos sofrimentos que Deus permite por alguma razão, esta súplica pode ser um bálsamo para a alma.

O câncer é uma das cruzes mais pesadas que se conhecem e um dos maiores mistérios que Deus permite em nosso mundo decaído. Por mais que haja progressos encorajadores no entendimento dessa doença e nas possibilidades de evitá-la, mitigá-la e curá-la, o câncer continua sendo um golpe doloroso, não só fisicamente, mas também espiritualmente: é comum que o doente e seus familiares se revoltem e enfrentem uma brutal provação de fé, perguntando-se do fundo da alma: Por quê, meu Deus? Para quê, ó Deus? É um mistério que dói no corpo e no espírito.

Durante a sua curta vida na terra, o próprio Jesus curou muitas pessoas que se aproximaram d’Ele com fé sincera. No entanto, Ele não evitou o sofrimento de todos os Seus amigos. Aliás, Ele próprio encarou sofrimentos inimagináveis ao aceitar o tipo de morte que aceitou. De novo, o insondável mistério da dor. Por quê? Para quê?

Nós, católicos, acreditamos que Deus tem um propósito, mesmo em meio ao que nos parece absurdo e até incompatível com a Sua bondade infinita.

São inúmeros os casos de santos que enfrentaram sofrimentos atrozes e deles saíram fortalecidos e repletos de uma paz que o conforto sensível é incapaz de proporcionar. São inúmeros os casos de pessoas simples e de fé singela que, mesmo enfrentando a doença e a morte, mantêm a alma serena e lúcida na vívida esperança da eternidade. Às vezes, a cura do corpo é permitida. Outras vezes, não. E é fácil desconfiar da bondade de Deus quando parece que Ele se afastou de nós em meio a tanto sofrimento.

Porém, ao mesmo tempo que permite a provação, Deus nos proporciona os meios para enfrentá-la. A medicina é um deles: podemos e devemos usar os recursos médicos que estão ao nosso alcance. A ciência está a serviço do nosso progresso humano. Mas também podemos recorrer ao tesouro dos meios espirituais, entre os quais a comunhão com os santos, cujo testemunho de vida e cuja intercessão cara a cara diante de Deus podem nos ajudar a fortalecer a nossa própria fé. É claro que podemos pedir qualquer graça diretamente a Deus. Mas Ele nos quer unidos como família: por isso podemos “juntar” as nossas forças espirituais à força da fé dos nossos irmãos e irmãs que convivem conosco nesta vida e que já nos precederam na eternidade.

Há um santo reconhecido pela poderosa intercessão em favor dos que sofrem de câncer: São Peregrino.

Italiano do século XIV, ele próprio sofreu uma infecção cancerosa na perna e, após a sua morte, começou a ser venerado como padroeiro dos pacientes de câncer. Muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão.

Novena São Pelegrino
Primeiro Dia 25-04
ORAÇÃO INICIAL

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Senhor meu Jesus Cristo que desejas que São Peregrino seja invocado como Patrono daqueles que sofrem de câncer e úlceras e que prometes curar por sua intercessão.
Vos dou graças Senhor, por vossa compaixão para com a humanidade doente e por conceder-nos vossa misericórdia pela intercessão de vosso servo São Peregrino.
Concedei-nos que seus rogos ajudem a tantas almas que sofrem aflitas em seus corpos pelo terrível mal do câncer ou de úlceras e vos encomendo em especial (aqui se diz o nome por quem se reza em particular esta novena).
Benignamente dignai-Vos Senhor escutar as súplicas de São Peregrino, assim como as de vossa Santíssima Mãe, Saúde dos enfermos, em favor daqueles que encomendamos a compaixão e amor de vosso Sacratíssimo Coração.
Dai-lhes paciência para sofrer sua aflição e resignação a vossa divina vontade.
Dai-lhes o consolo que necessitam, especialmente a cura que tanto desejam, se é vossa santa vontade.
Concedei-nos que adoremos e imitemos vossas sagrados dores com verdadeiro amor para que possamos merecer um dia à recompensa eterna de estar Convosco na Glória que vives e reinas com o Pai em unidade do Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.

PRIMEIRO DIA
Oh! glorioso São Peregrino, perfeito modelo de virtude, vos que tão prontamente respondestes ao divino chamado deixando honras, comodidades e riquezas deste mundo, quando prostrado ante uma imagem de Maria Santíssima na Catedral de Forli imploravas sua poderosa intercessão e fostes chamado por Ela para que fosses seu servo, obtêm, vos suplico, que eu corresponda prontamente a todas as inspirações divinas, que desprendido de todos os bens e prazeres deste mundo, esteja sempre pronto a cumprir sua divina vontade. Amém!

ORAÇÃO À NOSSA MÃE DOLOROSA
Oh! minha muito amada Mãe Maria, Mãe das Dores, olhai-me, sou vosso filho, prostrado em oração a vossos pés.
Tenho vindo suplicar este favor especial por intercessão de vosso fiel servo São Peregrino. (Se faz o pedido).
Oh! Mãe Dolorosa, vos rogo apresentes meu pedido a vosso Divino Filho. Se vos intercedeis por mim não a afastará. Eu sei, minha boa Mãe, que Vós desejais que eu aceite em tudo a vontade de Deus. Por isto com confiança de filho me abandono à santa vontade de Deus. Se o que peço não convém que me seja concedido, fazei-me digno de receber aquilo que seja de maior benefício à minha alma.
Doce Mãe Dolorosa, eu vos amo, eu ponho toda a minha confiança em Vós, pois vossos rogos ante Deus são muito poderosos. Pela maior glória de Deus, em nome de Cristo e por intercessão de São Peregrino, a quem vós levastes à santidade, ouvi-me e concedei-me o que vos peço. Amém.

ORAÇÃO A SÃO PEREGRINO

Oh! São Peregrino, a quem a Santa Mãe Igreja tem declarado Patrono daqueles que sofrem de câncer e úlceras, venho com grande confiança para que me ajudes na presente enfermidade (se diz a situação).
Olhai que aflito no corpo e na alma já meu valor começa a decair e a impaciência e a tristeza me oprimem, por isso vos rogo intercedais por mim Bom São Peregrino, peçais a Deus me alivie desta enfermidade se é sua Santa vontade.
Advoga ante a Santíssima Virgem das Dores, a quem vós amastes tão ternamente e em união de quem sofreu as dores do câncer, para que ela me ajude com sua poderosa súplica e doce consolo.
Mas, se é a vontade de Deus que eu sofra esta enfermidade, obtêm valor e fortaleza para aceitar com resignação e paciência todas estas provas da amorosa mão de Deus.
Possam estes sofrimentos levar-me a uma vida melhor e me permitam expiar meus pecados e os pecados do mundo.
São Peregrino, ajudai a imitar em seu sofrimento, a unir-me a Jesus Crucificado e a sua Mãe Dolorosa e a oferecer minhas penas e dores a Deus com todo o amor de meu coração para sua Glória e a salvação das almas, especialmente da minha. Amém.

 

Comentários